quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Sala de ensaio "Jardins" - 2014- Foto: Emanuelle Nascimento

A foto remete apenas à saudade, e o exemplo de uma sala viva, com vários sentidos.

Iniciamos, nós, estudantes do VIII semestre de Licenciatura em Teatro, a pesquisar autores que podem nos auxiliar nos percursos traçados e nos desvios pela investigação no Estágio IV. O Matteo Bonfitto não será diretamente uma referência para a temática da minha pesquisa, no entanto, o olhar dele para as artes cênicas deve fazer parte de todo percurso de um artista/professor/pesquisador.


"(...) Mas quando lemos os programas dos cursos de formação do ator não encontramos a disciplina "Composição". Nada mais sensato, então, nos perguntarmos: por quê? Quais seriam os fatores envolvidos, neste caso, que podem ter contribuído para a não utilização de tal conceito no caso da formação do ator? Será um problema restrito ao teatro chamado "Ocidental", em que valores românticos tais como"originalidade, gênio e inspiração" ainda permeiam a prática do ator? Ou tal dificuldade teria relação com os problemas ligados à matéria desta forma de arte, ou seja, o aparato psicofísico do ser humano?" (MATTEO BONFITTO, 2011 - O ator compositor).


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Os passos quase dados.

Iniciamos nossa pesquisa, no dia 17 de Novembro de 2015. Primeiro com a proposta Sujeito-Trajeto-Objeto, proposto pela professora do estágio: Cristiane Barreto. Método de entendimento de percurso criado pelo professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, in memoriam, Armindo Bião.